Idealit – vencedora do Prêmio Empresa Mais Digital 2016 na categoria Empresa de TI

A vencedora do Prêmio Empresa Mais Digital 2016 na categoria Empresa de TI é a Idealit. Com escritórios em São Paulo e em Fortaleza, a companhia está há sete anos no mercado e oferece serviços de consultoria de tecnologia da informação. Hoje, emprega 23 profissionais.

“Eu e meus sócios tínhamos o sonho de ter uma empresa totalmente digital”, conta Rodrigo Pereira, diretor da empresa, sobre o início da empreitada. “No entanto, ainda não conseguimos atingir o objetivo por conta dos clientes e do mercado de trabalho”, explica.

A meta inicial está no DNA e na identidade da Idealit, o que a ajudou a conquistar o prêmio. Uma das características de destaque da companhia é o incentivo para inovação. No questionário aplicado pelo +Digital Institute, 85,7% dos funcionários afirmaram ter liberdade para inovar de forma independente.

“Se buscamos nos tornar uma empresa 100% digital e não precisamos da presença física dos profissionais, temos que confiar no que eles estão sugerindo que devemos fazer. Não quero saber o que estão fazendo, quero que entreguem da melhor forma possível”, afirma Pereira.

idealitUm dos exemplos dessa liberdade para inovar é a implementação da plataforma Jira, de gestão de projetos. “Foi um funcionário lá de Fortaleza que sugeriu. Ele mostrou com funcionava e eu mandei implementar. Se deixarmos essa tarefa apenas com os diretores, faltará tempo para pensar em novos caminhos. Quando abrimos para o time, a inovação vem de forma muito mais rápida e agressiva”, defende o empresário.

Outra inovação, que resultou em uma linha de produto Idealit, aconteceu há dois anos. Um funcionário da área técnica sugeriu a virtualização do Desktop. Pereira propôs um desafio. Estava com viagem marcada para a Tanzânia, na África, e afirmou que se conseguisse trabalhar de lá, adotaria a novidade na companhia.

Quando chegou ao país, foi fazer um safári e, no meio da aventura, conseguiu acessar o desktop virtual e mostrar a conquista pelo Skype. De volta ao Brasil, cumpriu a promessa e pediu a implementação do desktop virtual para 100% de sua equipe. O projeto deu tão certo que eles buscaram financiamento para oferecer a solução para pequenas e médias empresas, um segmento de pouca atuação da Idealit.

“Esse processo de inovação, por exemplo, se dependesse do meu conhecimento para entender o que é o Desktop virtual, iria demorar muito mais. Embora tenhamos muitos erros no processo de execução, nós acreditamos nessa liberdade, que eu não tive quando era executivo. Errar faz parte do processo”, avalia o diretor.  

Para Pereira, é preciso acompanhar as transformações do mundo digital. “Mobilidade não é mais colocar um hardware debaixo do braço e sair andando, e sim, você poder acessar seu ambiente de trabalho de qualquer dispositivo, de qualquer lugar do mundo, de qualquer forma”, define.

Quer comparar a performance digital da sua empresa com o mercado assim como fez a Idealit?

Entre em contato conosco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *