Magazine Luiza – vencedora do Prêmio Empresa Mais Digital 2015 na categoria VAREJO

Varejo

 

Por Mariana Pastore

O Magazine Luiza venceu o Prêmio Empresa Mais Digital 2015 na categoria Varejo. A empresa possui 762 lojas em todo o país e cerca de 20 mil funcionários. Segundo informações da companhia, são atendidos aproxidamente 43 milhões de clientes por ano. “Resolvemos passar pela pesquisa para entender nossas fortalezas e fraquezas atuais em busca de uma mudança para nos tornarmos uma empresa digital”, declarou Frederico Trajano, diretor executivo da organização. “Ficamos muito felizes com o resultado, porque apesar de ainda termos muito por fazer, conseguimos nos diferenciar perante aos concorrentes”, completou.

Frederico Trajano A empresa está encarando o desafio de se tornar digital, com pontos físicos e diferencial  humano, a fim de oferecer aos clientes uma boa experiência no atendimento, além de  produtos que facilitem a vida deles. “Uma das principais mudanças para atingir esse objetivo  é promover a multicanalidade, e, obviamente, as lojas estão passando por esse processo  também”, explicou Trajano.

 O que diferencia o Magazine Luiza das outras? As lojas físicas da vencedora utilizam  recursos de redes sociais, como Facebook e WhatsApp, para anunciar ofertas e atrair clientes. Os gerentes dos espaços físicos foram incentivados a produzir vídeos e gerar campanhas na rede social com foco no público da região de suas lojas. Cada um recebeu treinamento de uma ferramenta de publicação, além de uma verba para impulsioná-las.

  “Todas as promoções são atualizadas e compartilhadas no Facebook. Também criamos  um  grupo no WhatsApp com os clientes, onde divulgamos as ofertas de uma vez só.  Está  funcionando. Alguns clientes chegam e pedem determinado produto que viram  na página na  rede social”, conta Michael York, gerente de uma loja em Alagoas que foi  uma das mais bem  pontuadas na pesquisa do +Digital Institute.

 A prática aumentou a produtividade dos montadores em 80%, segundo dados internos da companhia, e o tempo médio das vendas caiu pouco mais do que a metade. As lojas físicas ainda receberam conexão wi-fi aberta para os clientes, permitindo que eles testem aparelhos à venda, como notebook e smartphones.IMG_1650

VIRADA MOBILE

Outra iniciativa do Magazine Luiza é a Virada Mobile, um projeto onde os vendedores das lojas físicas atenderão os clientes com o auxílio de um tablet. Esse é só começo para uma medida que busca, no futuro, realizar todo o atendimento até a finalização da venda pelo próprio tablet, assim não haverão mais filas em caixas. Os montadores e o estoque também receberão aparelhos móveis para digitalizar a rotina  diária e as informações sobre o trabalho.

Quer comparar a performance digital da sua empresa com o mercado assim como fez o Magazine Luiza?

Entre em contato conosco

Comments estão fechados