Totvs – vencedora do Prêmio Empresa Mais Digital 2015 na categoria especial de ENGAJAMENTO

Engajamento

 

Por Mariana Pastore

A TOTVS é a vencedora do prêmio Empresa Mais Digital 2015 na categoria especial de Engajamento, pois foi a companhia com o maior número de funcionários que responderam à pesquisa do +Digital Institute. “Resolvemos participar por considerar o relatório um importante subsídio para alavancar nossas práticas internas”, declarou Sérgio Sério, gerente de Relações Institucionais da companhia.IMG_1664

A empresa de tecnologia tem cerca de 10 mil “totvers”, como são chamados os colaboradores, e está presente em cinco filiais próprias no Brasil (em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Recife), na Argentina, no México e em um pequeno escritório no Vale do Silício (EUA), focado em inovação. A TOTVS ainda tem cerca de 50 franquias espalhadas por todos os Estados do país. Com números tão grandiosos, a carteira de clientes não podia ser diferente. Eles tem cerca de 26 mil clientes ativos, que pagam por manutenção. O principal negócio da companhia são os softwares de gestão para todos os segmentos. Eles oferecem um pacote de vendas de produtos que incluem licença, serviço e manutenção.

O maior responsável por ajudar a TOTVS a conquistar o prêmio de Engajamento foi a rede social corporativa desenvolvida pela própria empresa, chamada fluig, que foi lançada em 2013. O nome é uma mistura das palavras “fluidez”e “água”, escolhido para designar “fluidez de processos”. Pensado para as pessoas usarem de forma corporativa a rede social, é divido em página do mundo do trabalho e pessoal. Foi por meio dessa rede social que o questionário chegou a tantos funcionários.  

Sergio Serio “O fluig é uma solução de digitalização para uma série de segmentos. Hoje, o ambiente de  interação integra todos os sistemas da empresa, com acesso ’single sign on’. Nós diminuímos  significativamente o número de chamadas eletrônicas e o gasto de folhas de papel quando  implantamos a rede social. Ela funciona como uma plataforma de colaboração e é o principal  meio de comunicação dos ’totvers’. Tudo é colocado na rede, desde resultados, processos e  agendamento de reuniões, até celebrações”, afirma Sério.

 Como o principal lema da empresa é “desenvolvemos o que acreditamos e praticamos o que  desenvolvemos”, a primeira empresa que usou o fluig foi a própria TOTVS, e a rede social está  entre os produtos que comercializam. A ferramenta integra com qualquer sistema utilizado pelo  cliente, tem analytics, e o mais importante, segundo o porta-voz, “é um ambiente fechado e seguro”. A companhia ainda está prestes a lançar uma nova forma de comunicação para o fluig que mescla WhatsApp e Skype. ”Nós não combatemos o uso de outras redes sociais. Mas se a experiência for boa, os funcionários passarão a usar ao invés do WhatsApp˜, acredita Sério.  

Entre outras novas soluções, a empresa abriu duas plataformas de comercialização online: a TOTVS Store e a fluig Store. A primeira é mais próxima de um e-commerce de soluções online, onde o cliente pode adquirir novos módulos ou aplicações dentro da solução e o serviço de implantação, por exemplo. A iniciativa é uma forma de digitalizar parte da equipe comercial. Já a fluig Store tem o objetivo de atrair desenvolvedores e criar um ambiente de venda de aplicativos para a plataforma fluig.

Quer comparar a performance digital da sua empresa com o mercado assim como fez a TOTVS?

Entre em contato conosco

Comments estão fechados