CATEGORIA
Agência

Adtail: vencedora do Prêmio Empresa Mais Digital 2021 na categoria Agência

Soluções baseadas em dados

Adtail: vencedora do Prêmio Empresa Mais Digital 2021 na categoria Agência


A transformação digital que vem acontecendo nos últimos anos já atinge todos os setores e empresas, que têm sentido a necessidade de se adaptar, inclusive na maneira de fazer marketing. Desenvolvendo estratégias 100% digitais, a Adtail oferece soluções e serviços de criação de conteúdo digital, data intelligence, CRM, SEO, planejamento estratégico e mídia.

Com cinco anos de existência a agência já conquistou grandes marcas, e possui cerca de 100 clientes, entre empresas nacionais e também multinacionais, as quais cada vez mais estão digitalizando suas estratégias. “Hoje trabalhamos com empresas que já estão começando a ser 100% digitais, inclusive estão começando a estruturar o seu budget só dentro do digital”, revela Adriana Campos, CEO e fundadora da Adtail.

Dessa forma, a agência atua em toda a parte de mídia, redes sociais e CRM, que é uma área específica de data intelligence. “É justamente com esse tagueamento que conseguimos mapear os sites e apresentar nossos resultados, entendendo o comportamento do consumidor. Essa área também foca em automatização e foco em desenvolvimento de dashboards e toda a parte de relatoria para nossos clientes”, explica Campos. Além disso, a agência possui também uma área criativa de conteúdo para redes sociais, mídias e outros serviços.


Mudanças do home office

Anteriormente a agência já trabalhava com um modelo híbrido, no qual algumas pessoas trabalhavam remoto. Com a pandemia o home office, que antes era um benefício, foi estendido para todos. A demanda de trabalho da agência também aumentou, o que fez a empresa expandir bastante, a ponto de praticamente dobrar o time em número de contratações. Além disso, o home office também possibilitou a expansão da fronteira de contratações, abrindo vagas para profissionais de outros estados.

Para manter a integração e desenvolvimento de pessoas em ambiente remoto, foram criados encontros temáticos virtuais. “Antes da pandemia, a gente sempre teve um momento semanal de encontro, no final da sexta-feira. No digital, fomos remodelando até chegarmos em um modelo mensal, em que fazemos um encontro para descontração, com toda a empresa”, diz Rita. Cândido, gerente de mídia da Adtail.

Além disso, existem, dentro da empresa, comitês de responsabilidade social que promovem encontros temáticos sobre assuntos como empoderamento feminino, pautas LBGTQIA+, questões raciais, meio ambiente e outras ações para disseminar conhecimento.


Inteligência artificial

Para oferecer eficiência, a Adtail baseia seus serviços em ferramentas de mídia, que utilizam inteligência artificial e estas plataformas ganham cada vez mais eficiência com o aumento da capacidade de processamento. “Nosso principal serviço é área de mídia, CRM e a área de data intelligence, mas o nosso carro-chefe como agência mesmo é a área de mídia e não conseguiríamos ser uma agência de alta performance se não trabalhássemos com inteligência artificial. Então, todo o trabalho de mídia é pautado através das plataformas e desse desenvolvimento. Além disso, todo o nosso olhar sempre é para essas automatizações e como machine learning ajuda nas campanhas”, revela Adriana Campos.


Migração para o digital

Desde o ano passado, com o lockdown, a agência percebeu uma migração de mais de 40% da verba das campanhas offline indo para o online. Com a reabertura do comércio uma parte migrou de volta para o off, mas ainda assim o digital continua em crescente.

“No ano passado tudo se intensificou, porque todo mundo se viu em um cenário no qual nada do presencial estava funcionando. Então naturalmente houve essa migração para o digital. Claro que ainda precisamos de desenvolvimento da maturidade do cliente, mas estamos conseguindo mostrar a força do digital, principalmente quando se fala da questão omnichannel”, diz Rita Cândido.

Fazer os clientes entenderem o potencial do digital do mercado ainda é o grande desafio da Adtail, segundo o diretor de criação Rafael Ataíde. “Eles nasceram e cresceram vendendo em suas lojas. Agora, estão mudando seu pensamento para entender que não é apenas o marketing físico. Que ainda precisam entender os dados, um pouco mais a fundo, usando o digital para incrementar o seu negócio, pois a concorrência é gigantesca”, diz Ataide.


LGPD

A Lei Geral de Proteção de dados (LGPD) trouxe desafios para a agência, uma vez que as informações estão mais limitadas, seja pelos clientes ou pelas big techs, como Facebook e Google, que foram os primeiros a se adequar em função de leis semelhantes em outros países. No Brasil, esse ainda é um momento de adaptação às novas leis de proteção. “Tivemos adaptações ao longo desse tempo para conseguirmos performar de maneira satisfatória. Mas isso não chega a ser uma perda, apenas é uma forma diferente de se trabalhar com dados. Novas regras que te fazem colocar novos processos de garantir um pouco mais de segurança na transação de informações”, diz Rafael Ataide.


Adtail

Área de negócios: Agência de Marketing Digital

Número de funcionários: 100

Sede: Porto Alegre

Site: adtail.ag



Pontos Fortes no Diagnóstico + Digital

• Fornecem computadores para os funcionários em função da exigência de clientes e principalmente para ter mais controle e segurança;

• Possuem uma 'área de planejamento' (uma espécie de área de pesquisa) cuja missão é levar novas práticas e tecnologias para as áreas de projetos;

• Iniciaram o programa digital start com o objetivo de desenvolver novos talentos;

• Possuem o Academy, um projeto de treinamento e desenvolvimento para disseminação de conhecimento;

• Estabelecem metas individuais, para mensurar a curto e médio prazo os colaboradores que estão melhor se desenvolvendo para que o colaborador tenha um plano de carreira claro dentro da empresa.