CATEGORIA
Grande Porte

BRQ Digital Solutions: vencedora do Prêmio Empresa Mais Digital 2021 na categoria Grande Porte

Transformação Digital

BRQ Digital Solutions: vencedora do Prêmio Empresa Mais Digital 2021 na categoria Grande Porte


Com 28 anos de atuação no mercado, a BRQ Digital Solutions é uma das maiores empresas de tecnologia e transformação digital do país. Pelo segundo ano consecutivo é a vencedora do Prêmio Empresa Mais Digital, na categoria Grande Porte. Com cerca de 3 mil funcionários e atuando no modelo de trabalho anywhere office, a empresa acumula prêmios, sendo destaque também como um dos melhores lugares para trabalhar pelo GPTW e Glassdoor.

Embora 2020 tenha sido um ano de mudanças, a BRQ sempre foi uma empresa digital, de forma que a implantação do home-office não diminuiu o desempenho da empresa. A pandemia tão pouco não afetou a produtividade dos funcionários, pelo contrário houve um aumento na performance e na satisfação.

“A gente aplicou uma pesquisa de produtividade e acima de 90% do nosso público respondeu que está muito melhor trabalhar de casa. Constatamos que a produtividade dos funcionários melhorou. Ainda assim, aplicamos essa pesquisa a cada três meses para acompanhar essa evolução e ver como as pessoas estão”, diz a Head de Marketing e Endomarketing, Lígia Marcondes.


Crescimento na pandemia

Embora nesse último ano os custos do escritório físico tenham sido reduzidos, houve um investimento para que os colaboradores tivessem condições de trabalhar de casa também, com equipamentos mais robustos, cedidos pela empresa. A sede do escritório, no entanto, continuou aberta para receber quem quisesse trabalhar de lá. De forma que o ritmo de crescimento da empresa se manteve, com o aumento do mercado de transformação digital.

“Entramos e crescemos em novas indústrias, que até então não atuávamos, principalmente em alguns clientes específicos no mercado de varejo e educação. Outros setores, em um primeiro momento deram uma recuada com a pandemia, como por exemplo o automotivo, mas foi compensado pela entrada em outras áreas”, diz Rodrigo Frizzi, Vice-Presidente de transformação digital da BRQ Digital Solutions. Listados na Bolsa, desde 2016, a empresa é classe A na B3 e está a caminho do IPO.


Engajamento

O modelo vivenciado no home office fez com que a BRQ adotasse algumas ferramentas de colaboração para manter a integração da equipe, além outras ações, que antes eram feitas de forma presencial, como o apoio psicológico, passaram a ser feitas de forma remota. “A gente usa workplace, faz lives para promover o engajamento. A todo momento pensamos em ações para unir as pessoas”, diz Lígia Marcondes.

A quebra da barreira física também rompeu alguns paradigmas. Em função da pandemia, e em conjunto com a escassez de profissionais de TI, a empresa abriu as portas para contratações em mais localidades dentro e fora do Brasil. Hoje existem funcionários em São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, mas também na Filadélfia (EUA).


Inteligência artificial

A inteligência artificial contribuiu significativamente para os resultados positivos da empresa. A BRQ mantém uma área de Innovation Hub, que investe em soluções startup, mas também estimula o empreendedorismo interno. Neste trabalho, ela criou internamente uma solução de inspeção digital de seguros, que até então era inspeção 360, mas a solução ficou tão robusta que foi feito um spinoff e ela se tornou uma empresa à parte, conectada ao Hub de inovação da BRQ, chamado Inspectos.

“Essa é uma solução que utiliza muita inteligência de dados e inteligência artificial embarcada para reconhecimento de imagens. Faz autovistoria de diversos setores mobiliários, veículos com reconhecimento de tudo. Isso tem trazido para o consumidor das seguradoras, ou para quem consome esse tipo de solução, muita comodidade e redução de custo para empresa, com redução drástica de fraude, inclusive”, diz Rodrigo Frizzi.


BRQ Digital Solutions

Área de negócios: Tecnologia e Transformação Digital

Número de funcionários: 3 mil

Sede: São Paulo

Site: www.brq.com



Pontos Fortes no Diagnóstico + Digital

• A metodologia lean/agile teve que ser ajustada para dailies não presenciais, inclusive, fizeram uma ação junto a associação lean Brasil para que essa alteração fosse homologada;

• Aumentaram o uso de indicadores pelos funcionários, buscando a alta performance baseado em dados e fatos, o que antes era mais utilizado pelos líderes;

• Empresa tem um innovation hub, com startups em que qualquer profissional pode submeter um projeto para ser investido pela BRQ;

• Trabalha fortemente com plataforma de serviços que conecta capabilities de serviços de entrega com ecossistema de parceiros robustos e estratégicos para a companhia;

• Mesmo durante a pandemia, a empresa cresceu oito pontos no GPTW e no Glassdoor, também está entre as líderes com a maior nota de satisfação dos funcionários.