CATEGORIA
INDÚSTRIA

HUAWEI – VENCEDORA DO PRÊMIO EMPRESA MAIS DIGITAL 2021 NA CATEGORIA INDÚSTRIA

Tecnologia, inovação e home office

Huawei: vencedora do Prêmio Empresa Mais Digital 2021 na categoria Indústria


Enfrentar a pandemia, manter o nível de produtividade e buscar meios para garantir a segurança nos processos internos. Esses são alguns dos desafios enfrentados pela Huawei nesse período, quando a empresa precisou investir em tecnologias que fossem capazes de atender as novas demandas criadas pela Covid-19.

Fernanda Calandrino, contract & commerce director da empresa, explica que a Huawei se adaptou ao trabalho remoto porque os funcionários podem acessar o VPN externo para ter acesso a praticamente todas as funcionalidades do escritório, embora faltasse a integração pessoal. Mesmo assim, a empresa continuou trabalhando em alta performance. Os efeitos da pandemia atingiram principalmente os escritórios da empresa, já que as fábricas são automatizadas e, por isso, foram pouco afetadas.

Para evitar problemas, porém, foi necessário adotar algumas medidas de segurança. Por exemplo, os funcionários trabalham em casa com o notebook da empresa, e por proteção não podem acessar os e-mails pessoais nesses equipamentos. Quanto ao celular, que foi incorporado à lista de equipamentos de trabalho, os colaboradores utilizam o próprio dispositivo para acessar a rede da Huawei – mas devem utilizar um aplicativo próprio de segurança. O celular, inclusive, ganhou mais funcionalidades para as rotinas da empresa.

Para manter a produtividade durante a pandemia também foi fundamental contar com parceiros que investiram em inovação tecnológica e puderam oferecer soluções para o home office e adaptar algumas práticas de negócio para não perder espaço. Nesse aspecto, o diretor de marketing da Huawei, Romulo Horta explica que os eventos para a indústria são importantes para o desempenho da companhia, e elas precisaram ser convertidas em webinar. “Tivemos total participação da nossa matriz nessa mudança para os eventos online, inclusive para o desenvolvimento de ferramentas que foram aplicadas para o Brasil e para a América Latina como um todo”, ressaltou.

O saldo desse período de pandemia é a percepção de que o trabalho remoto melhora a qualidade de vida dos funcionários principalmente por poderem passar mais tempo com a família. Ainda assim, o futuro é incerto, e a empresa não tem nenhuma diretriz de como será a rotina de trabalho quando a crise do coronavírus passar. “Há uma questão cultural: na China não se tem o hábito de fazer home office, então, dependemos de a empresa determinar o que poderemos fazer”, afirma Fernanda.


Projeto Data Lake Insight

Entre 2018 e 2019 a Huawei do Brasil fez um grande projeto chamado Data Lake Insight, cujo principal objetivo foi criar um departamento específico para organizar as informações de implementação de sites. A empresa trabalha com mais de dez mil sites por ano, e diariamente é necessário gerenciar e armazenar uma quantidade imensa de informações, que até então estavam armazenadas em sistemas diferentes, mas que precisavam ser integradas.

Esse investimento foi importante porque, justamente ao concentrar o fluxo de informações no mesmo ambiente, relatórios que antes eram feitos um período de um a dois dias, passaram a ser realizados em pouco tempo. “Agora, o gerente de projeto consegue entrar no sistema e em meia hora ele tem a informação que ele precisa”, explica Romulo Horta.


Inteligência artificial e coronavírus

Os investimentos em inteligência artificial também foram articulados para o combate à pandemia do coronavírus. A Huawei investiu no desenvolvimento de um sistema utilizado no Hospital das Clínicas de São Paulo, que agiliza a leitura e o diagnóstico dos pacientes com covid-19. A tecnologia permite que, após a realização do exame de imagem, o sistema rode um diagnóstico para indicar com precisão a condição do pulmão do paciente, liberando o médico dessa atividade. Esse procedimento agiliza o tratamento e, consequentemente, pode salvar vidas.

A pandemia realmente trouxe uma série de desafios para as empresas, mas essa crise também possibilitou o desenvolvimento de novas tecnologias, e a Huawei conseguiu oferecer novas soluções inclusive para lidar com a covid.



Huawei

Área de negócios: Tecnologia

Número de funcionários: mais de 194 mil / cerca de 1.200 diretos e 15 mil indiretos

Sede: Shenzhen (China)

Site: https://www.huawei.com/



Pontos Fortes no Diagnóstico + Digital

• Após o início da pandemia, a empresa fez eventos periódicos, que com o tempo foram mais espaçados;

• O uso da inteligência artificial na área de contratos reduziu o tempo de avaliação dos documentos de dois para um dia, em alguns casos;

• O potencial uso do celular melhorou o home office por agilizar a resposta de e-mails;

• Todos os funcionários são avaliados semestralmente, e o resultado é inserido no prontuário do colaborador, para ser acessado por qualquer gestor.

• Os funcionários são usados como fonte de inovação, seja por meio de reuniões abertas e sugestões de melhorias nos departamentos ou feedback dos colaboradores.