CATEGORIA
GRANDE PORTE

STEFANINI – VENCEDORA DO PRÊMIO EMPRESA MAIS DIGITAL 2022 NA CATEGORIA GRANDE PORTE

DNA BRASILEIRO NUMA DAS MAIORES EMPRESAS DE TI DO MUNDO

Stefanini: vencedora do Prêmio Empresa Mais Digital 2022 na categoria Grande Porte


Consultoria de origem brasileira, a Stefanini traz no seu portfólio diversos serviços e produtos em tecnologia da informação, soluções em internet das coisas (IOT), inteligência artificial (IA) e segurança de dados. Fundada em 1987 por Marco Stefanini e presente em cerca de 40 países, emprega atualmente cerca de 12 mil pessoas somente no Brasil e possui mais de 30 ventures. Os planos de expansão através da aquisição de novas empresas não param por aqui. Afinal, este vasto portfólio de soluções digitais através de outsorcing é o grande diferencial desta multinacional brasileira, referência em tecnologia.

A capacidade de sustentar grandes operações tem sido essencial para a expansão da Stefanini no digital. "Nosso objetivo, com essas empresas parceiras é atender as necessidades dos clientes de maneira proativa, antecipando soluções tecnológicas que os clientes precisam e buscam. Nós identificamos a necessidade e propomos a solução”, explica Guilherme Stefanini, head de novos negócios.

“Estamos transformando ideias e necessidades em valor para nossos clientes através desse ecossistema. O que antes era intenção, hoje já é uma realidade na Stefanini, com diversos casos práticos já implantados no mercado e outros em fase de implantação”, ressalta Marcelo Ciasca, CEO na Stefanini América Latina. “Também estamos conseguindo antecipar tendências do mercado para nossos clientes com protagonismo”, acrescenta Mary Ballesta, diretora global de inovação e negócios digitais.

As aquisições dos últimos anos já resultam em diversos pilares de atuação, como soluções para o mundo financeiro, soluções de analytics e de inteligência artificial, serviços de nuvem. Há ainda solução para a indústria 4.0 e automação industrial utilizando também serviços de IOT. Serviços digitais em áreas como cibersegurança e marketing digital também estão entre as empresas adquiridas pela Stefanini.

“Nosso objetivo com essas ventures conectadas por serviço é apresentar soluções certeiras para nossos clientes e vê-lo satisfeito. O mais importante para nós é a fidelização. Cliente de projeto único é extremamente frustrante para nós”, diz Marcus Piombo, vice-presidente de operações na Stefanini Brasil. Segundo ele, o NPS, índice que aponta a satisfação do cliente, é o melhor termômetro para medir a eficiência com que a empresa está trilhando seu caminho. “Nosso NPS explodiu tanto com os clientes internos quanto com os externos”, revela Piombo.

Segundo os executivos, a pandemia foi um acelerador da transformação digital vivida pela empresa. E o fato de estar pronta para atender a demanda do mercado foi fundamental. “Entramos na pandemia preparados para atender a demanda gigantesca que veio do e-commerce e de todos os serviços digitais porque desde 2012 estávamos nos preparando para isso. A diferença é que o mercado ainda não estava maduro antes da pandemia. Com o lockdown, a digitalização se fez necessária. Com isso, crescemos exponencialmente e hoje 65% do nosso faturamento vem dos serviços digitais”, conta Ciasca.

A crescente demanda por serviços durante a pandemia também fez subir o número de contratações, pulando de 10 mil para 12 mil funcionários somente na Stefanini Brasil. A necessidade de encontrar pessoas para preencher as vagas, que chegou a ter 700 abertas, virou também um desafio para a empresa, que também é adepta do trabalho 100% remoto quando necessário e possível, dependendo da área de atuação. “Os funcionários que trabalham diretamente nas empresas parceiras já estão 100% presencial, mas aqueles que atuam como desenvolvedores ainda estão em trabalho remoto e devem continuar”, diz Ciasca. “Hoje em dia é possível contratar um funcionário sem nenhum contato físico, desde o recrutamento até os treinamentos, tudo ocorre de forma 100% digital”, ressalta Ciasca.

Outro quesito positivo registrado pela pandemia foi o aumento da performance dos funcionários durante o home office obrigatório. Isso fez com que a empresa adotasse de forma efetiva o modelo híbrido desde o fim do confinamento. “Percebemos que, depois da vacinação, havia também uma vontade de estar de volta ao escritório, uma carência das pessoas de terem contato com as outras. Veio então a definição do modelo híbrido, para que pudéssemos também voltar a promover o relacionamento dos funcionários, que também consideramos muito importante. O que queremos é que todos estejam bem e felizes, cuidando da sua produtividade”, destaca Piombo.

Também ficou evidente na pandemia que o cliente hoje já não tem mais tempo para experiências ou para uma consultoria tradicional. “Somos mais que uma consultora porque estamos comprometidos em entregar o apontamos para o cliente ser o melhor caminho e temos todo um ecossistema para proporcionar a ele essa capacidade de entrega”, diz Mary. “O cliente quer resultado e nossa gestão hoje está focada em na entrega pautada 100% no resultado”, completa Guilherme.



STEFANINI

Área de negócios: Tecnologias de Informação, Integração e Desenvolvimento de Software, Consultoria e Outsourcing

Número de funcionários: 12 mil

Sede: Jaguariúna, SP

Site: https://www.stefanini.com



Pontos Fortes no Diagnóstico +Digital

• Os anos de pandemia foram os melhores dois anos da empresa, que cresceu de 10 para 12 mil funcionários;

• Cerca de 65% do faturamento vem de serviços de digital;

• Empresa oferece produtos associados à serviços. Quer ser o 'camelo' para sempre atender os clientes e também o trusted advisor;

• Usa o ecossistema (parceiros) para fornecer competências que não possui e, em alguns casos, também para dar escala ao time interno ex: treinamento de Agile;

• Cerca de 25% do time trabalha 100% presencial, que é o time alocado em clientes. Em torno de 30% segue em modelo híbrido e cerca de 45% trabalha remotamente;

• O NPS dos clientes e interno (dos colaboradores) aumentou na pandemia;

• Possui um programa de onboarding digital que avança para mentorias que são dadas até mesmo pelos altos executivos da empresa;

• Possui 30 ventures;