CATEGORIA
UTILITIES

ULTRAGAZ – VENCEDORA DO PRÊMIO EMPRESA MAIS DIGITAL 2022 NA CATEGORIA UTILITIES

SINTONIA FINA ENTRE O REAL E O DIGITAL PARA CONTINUAR INOVANDO

Ultragaz: vencedora do Prêmio Empresa Mais Digital 2022 na categoria Utilities


Com 85 anos de idade, a história da Ultragaz se confunde com a do gás de cozinha no Brasil. São 11 milhões de casas atendidas e quase 60 mil empresas. Nasceu inovando quando implantou no país a produção do GLP em 1937, substituindo os fogões a lenha e contribuindo para a modernização da indústria e do comércio. Seu maior desafio neste século 21, e que a empresa vem trabalhando com êxito e maestria, é se aproximar do consumidor por meio de canais digitais, sem perder a confiança e a tradição. “A característica do nosso negócio é digital e física porque a experiência do cliente depende dessa integração simultânea", define Aurélio Ferreira, diretor de desenvolvimento na Ultragaz.

A inovação, com o aumento de estratégias omnichannel, começou impulsionada pela pandemia e tende a crescer. Apesar da crise com a falta de botijão de gás durante o confinamento, a empresa abriu alguns canais digitais para facilitar a comunicação com os clientes. Criou aplicações, abriu canal no WhatsApp, chatbot. “Montamos uma equipe envolvendo áreas de marketing, TI (tecnologia da informação), negócios, comercial e até revendedores. Antecipamos uns dois anos a digitalização da empresa, que agora tem até cara de startup com a nova configuração do escritório central. A pandemia nos proporcionou um grande avanço no digital”, destaca Ferreira. “Também trabalhamos muito a inclusão digital dos nossos revendedores na pandemia.”

Por muitos anos, a Ultragaz foi apenas uma empresa de logística, com distribuição de gás de cozinha pelo país. Atualmente seu foco é levar soluções de energia para os clientes. Neste novo conceito, migrar seu sistema para a nuvem é uma das prioridades para ganhar velocidade e agilidade. “Estamos progredindo neste sentido, mas é um processo ainda muito caro”, destaca Ana Coria, diretora administrativa e de controle na Ultragaz. “Há dez anos usamos o salesforce no B2B, e migrar todo nosso sistema para a nuvem nos deixará mais ágil, sem dúvida. E já começamos.”

Inteligência Artificial e internet das coisas (IOT) nas fábricas com objetivo de aumentar a eficiência energética dos clientes e otimizar o gasto, reduzindo assim as pegadas de carbono, são também ações de inovação já presentes na Ultragaz que, em 2021 lançou a Ully U, sua assistente virtual.

Guilherme Darezzo, diretor de negócios na Ultragaz, lembra que a pandemia fez aumentar o consumo do gás de cozinha nas casas, mas em restaurantes, hotéis e afins caiu drasticamente. “Isso nos ajudou a evoluir para o agendamento de compras de gás”, conta Darezzo.

O modelo de trabalho híbrido também é uma das heranças positivas deixadas pela pandemia da Covid-19. “Aprendemos que podemos trabalhar de qualquer lugar. Isso foi muito positivo. Tanto que ainda hoje 40% do time está em modelo híbrido, mas 60% ainda precisa estar presencial”, explica Ferreira.

Mantendo a tradição sem deixar de inovar, a Ultragaz segue investindo na transformação digital com o mesmo propósito: “usar a energia para mudar a vida das pessoas”.



ULTRAGAZ

Área de negócios: Comércio e Serviços de Energia

Número de funcionários: + de 3.500

Sede: São Paulo - SP

Site: https://www.ultragaz.com.br



Pontos Fortes no Diagnóstico +Digital

• Migrar totalmente para a nuvem faz parte dos planos porque é mais seguro. Além disso, os fornecedores de sistemas não vão mais oferecer a modalidade on premises. Migração começou com os sistemas mais próximos dos clientes (finais e revendedores) e por último será o ERP;

• Migraram dados para um data lake onde todos os usuários da empresa podem acessar para tirar informações relevantes e onde estão introduzindo IA para melhorar as análises;

• Entregam uma solução que pode incluir sensores IOT para monitorar e aumentar a eficiência energética, trazendo economia para os clientes corporativos. Embora pareça contrassenso, pois são remunerados pelo volume de GLP consumido, a estratégia ajuda aumentar a carteira de clientes;