CATEGORIA
PEQUENA EMPRESA

VIVAWEB – VENCEDORA DO PRÊMIO EMPRESA MAIS DIGITAL 2022 NA CATEGORIA PEQUENA EMPRESA

FOCO NO FORTALECIMENTO DA RELAÇÃO COLABORADOR-EMPRESA

Vivaweb: vencedora do Prêmio Empresa Mais Digital 2022 na categoria Pequena Empresa


A Vivaweb nasceu em Maringá, no Paraná. Hoje é uma das principais empresas de software com foco em soluções para Recursos Humanos do mercado. Com o propósito de estreitar a relação colaboradores e empresas, desenvolve tecnologias que favorecem a comunicação e contribuem para uma experiência positiva para ambos. “Com todas as soluções que oferecemos ajudamos as empresas a ter menor rotatividade de funcionário e, consequentemente, maior retenção, aumentando o engajamento dos colaboradores e a integração das equipes”, explica Diógenes Reis, CEO e fundador da Vivaweb com o sócio Eduardo Bona.

Reis e Bona começaram a desenhar a Vivaweb em 2005, quando ainda cursavam a faculdade de tecnologia. Na época, decidiram mandar para a Incubadora Tecnológica de Maringá uma proposta para desenvolver sites acessíveis e criar ferramentas assistivas. “Mas precisávamos ser escaláveis, senão não pagávamos as nossas contas”, lembra Bona. Surgiu aí a ideia de desenvolver aplicativos com soluções para recursos humanos.

A virada de uma empresa de serviços para a de produtos ocorreu em 2014. “Criamos o Vivaintra, uma rede social corporativa, nosso carro-chefe. Esta solução traz recursos focados na comunicação, no engajamento e na produtividade do colaborador, ajudando ele a estar conectado com a empresa. Esse ponto de encontro virtual favorece a empresa, que ganha com a retenção de seus funcionários, e o funcionário, que se sente mais próximo e mais valorizado dentro da empresa”, explica Reis.


Robô Hera

A Vivaweb também criou uma assistente profissional com Inteligência Artificial (IA), chamada Hera. Com H de humanizada, E de estratégica, R de realizadora e A de antenada, a Hera foi desenhada para ser uma interface de comunicação que apoia o funcionário. Esta assistente virtual interage com os colaboradores para conhecer as habilidades dele, o quanto ele está feliz com o trabalho que realiza na empresa, objetivos com a carreira, entre outros, dando total apoio ao funcionário na empresa. “Demos o nome de Hera porque acreditamos que a mulher, a figura feminina, é a melhor para representar essa área de gestão de pessoas dentro da empresa”, diz Letícia Araújo, coordenadora de startups.

Com uma comunicação efetiva, que ajuda a integrar as equipes e conhecer melhor quem são e quais as habilidades dos colaboradores, as soluções da Vivaweb tem se mostrado vitais para as empresas neste modelo de gestão do século 21. Impulsionado pela pandemia, o RH virtual se consagrou. Tanto que hoje, a Vivaweb atende empresas que tem de 50 colaboradores a mais de 10 mil. Durante a pandemia da Covid-19, a empresa cresceu de maneira exponencial e, desde então, regista crescimento de 5% ao mês, segundo Jéssica Caroline Mari, diretora financeira.


Físico x Virtual

Todas as soluções desenvolvidas pela Vivaweb foram criadas a partir de uma analogia do físico versus o virtual. “Desde o início nossa maior preocupação era trazer para o virtual toda a experiência do físico, tentando provar a maior eficiência do virtual justamente porque permite medição de alcance e de engajamento, entre outros dados. Desta forma, trouxemos o mural com uma ferramenta de aviso, o dia do aniversário, o recrutamento interno de vagas disponíveis. Durante o home office essas informações centralizadas numa ferramenta foram extremamente úteis e eficientes”, ressalta Bona, CTO de tecnologia. “O Vivaintra passou a ser de fato o universo da empresa, com todas as informações e comunicação centralizada nele. Isso explica um pouco o fato de estarmos crescendo de maneira tão rápida, porque especialmente neste modelo remoto ou híbrido de agora, ela passa a ser fundamental para que a comunicação circule e chegue para todos”, diz Bona.

A Vivaweb continua com sede em Maringá, mas seu time de colaboradores hoje está espalhado por todo o Brasil. Levados para o home office durante a pandemia, seguem desta forma desde então, com registro de maior satisfação dos funcionários. Jéssica, que tem filho pequeno, é das maiores adeptas. “O home office mostrou para muitos, e especialmente para mim, que tenho filho pequeno, ser qualidade de vida. Hoje não troco essa experiência pela volta ao escritório porque é possível ter o mesmo desempenho em casa, com a vantagem de não perder tempo com deslocamento e poder cuidar mais de mim e da minha família com essa otimização do tempo”, diz Jéssica.


Investimento no profissional

Durante a pandemia, como maneira de buscar novas soluções para os clientes e investir no crescimento dos próprios colaboradores, a Vivaweb criou um grupo de leitura semanal, que deu o nome de Cumbuca. “A cada três meses escolhemos um livro para o time ler e combinamos um dia para discutir o livro. O objetivo principal é unir pessoas de áreas distintas, que nesse modelo remoto muitas vezes nem se conhecem. Com essa dinâmica conseguimos, de forma descontraída, conhecer melhor cada colaborador, gerar comprometimento do time e ajudá-los a ganhar mais conhecimento, enriquecendo suas carreiras. Tem sido uma experiência muito positiva e a adesão foi imediata”, explica Reis.

Desta forma criativa, a Vivaweb segue desenvolvendo ferramentas e criando campanhas para gerar engajamento e fortalecer a cultura das organizações.



VIVAWEB

Área de negócios: RH digital

Número de funcionários: 50

Sede: Maring - PR

Site: https://www.vivaweb.net



Pontos Fortes no Diagnóstico +Digital

• Empresa de SAAS que contribui com a transformação digital de seus clientes;

• Mudaram de 90% serviços e 10% produto em 2014 para praticamente 100% produtos atualmente;

• Plataforma atende 200.000 usuários diariamente;

• Já estavam em uma jornada do físico para o virtual quando chegou a pandemia e portanto foi natural e produtivo mudar para o home office;

• Como forma de integrar e evoluir os funcionários criaram o projeto Cumbuca com regras (sorteio e adiamento em caso de não leitura) que conduzem os funcionários a participar;

• Estão lançando a HERA, um robô cuja missão é não ser um chatbot, mas sim levar os colaboradores a realizar ações importantes para sua função e para o coletivo, como fornecer feedback para o líder ou o liderado;

• Ferramenta fornece informação para os clientes encontrarem os melhores candidatos internos para uma vaga aberta (ex: mapeamento de competências), mas ainda acreditam que a decisão final sobre quem é o melhor deve ser humanizada;

• Sempre trabalharam em web, agora a arquitetura está voltada para o api-first, favorecendo a operação com outros sistemas;